notícias - informe

IBDD e Firjan treinam deficientes intelectuais para o mercado de trabalho
06/05/2011


O IBDD e a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) formaram, na última quinta-feira dia 5, a quinta turma de pessoas com deficiência intelectual para o mercado de trabalho. É o projeto inSERir da Firjan que, em parceria com o IBDD, já formou e treinou 22 pessoas desde 2005.

A idéia da Firjan é ser um exemplo de inclusão social para o empresariado, provando que o deficiente intelectual é capaz de desempenhar funções profissionais, como todo e qualquer trabalhador. Das 22 pessoas treinadas até agora, 10 foram absorvidas pelo mercado de trabalho, sendo 6 pelas unidades do Sesi e Senai no Rio e em São Gonçalo.

“O Sistema Firjan quer mostrar para os empresários que os deficientes intelectuais podem ser produtivos se tiverem a oportunidade de serem capacitados como nós estamos fazendo junto com o IBDD”, afirma Karla Viana, coordenadora do projeto.  “Para nós do IBDD é uma alegria ter uma Federação de indústrias como parceira nesse projeto, que deve servir como exemplo para romper com o preconceito dos empresários em relação à capacidade profissional dos deficientes”, comemora Teresa Costa d’Amaral, superintendente do IBDD.

O IBDD seleciona as pessoas com deficiência intelectual para o projeto da Firjan com base no seu banco de cadastros com mais de 40 mil pessoas em todo o Brasil. Depois de entrevistas de avaliação com psicólogos, as pessoas são encaminhadas e treinadas diretamente pela Firjan durante seis meses nas funções de contínuo, office-boy e de expedição de documentos, entre outras. Ao final do período de treinamento, elas são contratadas pela própria Federação ou encaminhadas para outras empresas.

Na cerimônia da última quinta-feira, cinco alunos receberam o certificado de conclusão do curso-treinamento entregue pela diretora regional do Senai e superintendente do Sesi, Maria Lúcia Telles, e pela superintendente do IBDD, Teresa d’Amaral: Fernanda Reis de Souza, Daniel Santos de Araújo, Daniela Cruz Lobo, Joana Meyer e Thiago Pereira da Silva.

IBDD Firjan treinam deficientes
 
voltar
 
 
telefone (021) 992280471                Rua Marques de Abrantes 170 sala 901, Flamengo            Rio de Janeiro,Brasil
PARCERIAS ASHOKA AVINA
Barra de Acessibilidade